sábado, 24 de outubro de 2015

JSB é #FORACUNHA


A Juventude Socialista Brasileira  reafirma seu posicionamento frente às graves denúncias que envolvem o Deputado Federal e Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.
Frente às denúncias veiculadas pela imprensa nacional e internacional sobre os dados fornecidos pelos bancos suíços e pelo Ministério Público da Suíça (que já declarou, após investigações conduzidas no país, que de fato trata-se de lavagem de dinheiro e corrupção passiva praticada pelo Presidente da Câmara dos Deputados). Além disso, a Procuradoria Geral da República (PGR) já confirmou, via documento oficial, a existência de diversas contas bancárias de propriedades do mesmo no exterior, que, diga-se de passagem, foram negadas pelo presidente durante depoimento na CPI da Petrobras, ocorrida anteriormente. Dadas as movimentações e a possível origem ilícita, através de propina da Petrobrás e de outros escândalos de corrupção, a JSB acredita que NÃO HÁ CONDIÇÕES do Deputado Eduardo Cunha permanecer na Presidência da Câmara dos Deputados, para que sejam garantidas a realização as devidas e rigorosas investigações pelas autoridades responsáveis e pelo conselho de ética da casa.
Cunha é investigado na Operação Lava Jato e, em agosto, foi denunciado pela Procuradoria no Supremo Tribunal Federal (STF) sob a acusação de que ter sido beneficiado no esquema de corrupção existente na Petrobras. Inclusive, na declaração enviada à Justiça Eleitoral em 2014, Cunha também omitiu suas contas no exterior.
No atual cenário brasileiro de crise governamental, com a reprovação das contas do Governo Dilma e com outro processo em tramitação no Tribunal Superior Eleitoral, em breve o legislativo deverá manifestar-se e deliberar sobre os temas latentes. Manter um presidente da Câmara dos Deputados com tantas denúncias e suspeitas só aprofunda a crise política e a credibilidade das instituições brasileiras, já desacreditadas por uma fração considerável da população.
Ressaltamos que neste cenário o governo federal e o PT negaram-se a pedir oficialmente o afastamento do deputado do posto de presidente da casa e tem realizado negociatas diárias para tentar evitar a possível abertura do processo de impeachment da presidenta Dilma em troca de blindagem e do silêncio. Esse processo de uso das estruturas políticas do país para manutenção de mandatos é extremamente prejudicial para o Brasil. Deixa de lado as pautas da população para atender a necessidade de manutenção de poder do executivo e legislativo.
Já o PSDB e o DEM assinaram uma nota pedindo afastamento de Cunha do comando da Casa, porém, apesar da manifestação pública, os principais líderes oposicionistas seguem dando suporte nos bastidores para a o deputado. A JSB acredita que precisamos reforçar ainda mais nossas diferenças em relação a polarização PT x PSDB, que em essência jogam o mesmo jogo, com as mesmas táticas e os mesmo objetivos: o poder pelo poder.
O Partido Socialista Brasileiro, para manter sua coerência e defesa do Brasil, da nação, da ética e da população brasileira, deve cobrar que sua bancada na Câmara Federal defenda o afastamento de Eduardo Cunha; Que reforce a necessidade de investigações e da abertura de representação no conselho de ética desta casa legislativa contra o atual presidente da Câmara dos Deputados; e que nossos parlamentares no Conselho de Ética estejam alinhados com o desejo da base social do PSB.
Brasília-DF, 14 de outubro de 2015.
JUVENTUDE SOCIALISTA BRASILEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos no facebook

Mais lidas